Com foco no desenvolvimento de práticas inclusivas, os alunos do 6° período do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tiveram a oportunidade de vivenciar o manejo em cadeira de rodas, um dos conteúdos da disciplina “Educação Física Adaptada”, que permite aos futuros professores de Educação Física desenvolver a capacidade de instruir crianças, jovens e adultos usuários de cadeira de rodas sobre o uso do equipamento, favorecendo a conscientização sobre as potencialidades das pessoas com deficiência e a empatia dentro e fora do ambiente acadêmico.
Esporte adaptado
No âmbito esportivo, um aspecto da disciplina, os alunos aprendem a adaptar atividades físicas e modalidades esportivas para pessoas com diferentes tipos de deficiência física, desenvolvendo habilidades técnicas, táticas e motoras, ao mesmo tempo em que se promove inclusão, socialização e autonomia dos praticantes.
Para a Prof.ª Dra. Kathya Thomé, responsável pela disciplina, as técnicas desenvolvidas são cruciais para a formação pedagógica completa dos alunos.
“A proposta aqui é que eles aprendam a manejar a cadeira de rodas, dentro de um processo pedagógico, para que saibam ensinar pessoas com deficiência física a fazer o mesmo. Saber que futuramente eles irão poder passar esse conhecimento adiante, o quanto isso transforma a vida de alguém, a liberdade que a cadeira proporciona, é algo muito importante.”
A acadêmica Sophia Roberta Leão destaca que a disciplina é muito importante, pois possibilita compreender, na prática, as dificuldades e limitações enfrentadas devido à falta de acessibilidade, como subir rampas e realizar curvas.
“Como futuros profissionais da educação, passamos a perceber de forma mais real o que as pessoas com deficiência motora vivenciam diariamente. Foi interessante enxergar por essa perspectiva, pois essa experiência nos faz repensar nossas práticas e nos prepara para transformar as aulas, tornando-as mais acessíveis e promovendo uma Educação Física realmente inclusiva.”
Após a vivência prática do manejo da cadeira de rodas e das modalidades adaptadas, os alunos serão desafiados a planejar aulas inclusivas. Nessa nova fase, deverão aplicar o conhecimento adquirido para desenvolver estratégias de ensino, adaptar materiais, garantir segurança e promover dinâmicas em grupo voltadas à inclusão.
Além do conhecimento da técnica esportiva, os alunos serão desafiados a planejar aulas inclusivas, onde trabalharão em aspectos como: segurança e adaptação de materiais, estratégias de ensino individualizadas e dinâmicas em grupo.